Ensaio Livre

O ensaio livre é um projeto derivado do versos livres, primeiro blog que fiz com perspectiva orientada pra uma única forma literária (poesia), depois eu também fiz o prosas livres – os dois blogs estão em hiato. Num dado momento, senti a necessidade de criar mais um espaço, centrado no ensaio como gênero textual... eu queria adicionar a palavra “livre” ao domínio, como quem recebe com graça e genuína felicidade mais ume membre à família, daí o nome!

Quero poder organizar minhas ideias, críticas, reflexões, impressões nesse espaço. Tentar e errar de forma franca e aberta – ensaiar! – e, quem sabe, a partir daí, contribuir de um jeito mais significativo para com as pequenas e grandes questões sobre as quais pretendo me debruçar. Eu já vinha compartilhando alguns escritos nessa perspectiva lá no mastodon, todos estão organizadinhos em categorias (hashtags) que eu deixo destacadas no meu perfil – dá pra visualizar pelo desktop, apenas. Ah, importante dizer que eu também havia notado um problema com a extensão do markdown (.md) na hora de gerar e/ou compartilhar certos links – o que deixou a formatação daqueles primeiros textos bem tosca. Então eu pensei que criar o blog poderia funcionar melhor do que usar o pad aberto do write.as.

Nesse primeiro momento eu vou remanejar textos diretamente compartilhados lá no mastodon, assim consigo resolver o problema que mencionei. O que mais ocorrer, em se tratando de reflexão e crítica, pode ou não ser postado no mastodon em formato de thread – que eu vou refinar e registrar aqui mais tarde. Às vezes as ideias apenas ocorrem, imediatamente e no calor do momento. De qualquer forma, vou priorizar um processo criativo consciente e mais devagar. Ainda, se eu entender que algum texto tem um potencial bacana, vou querer expandir pra vídeo-ensaio e jogar lá no [youtube](), mas só quando o assunto tiver no escopo definido para aquela plataforma.

Todo o conteúdo publicado aqui está, desde já, disponível sob a licença CC-BY-NC-SA de Creative Commons. E se você quiser desenvolver qualquer assunto publicado aqui de forma colaborativa e mais aprofundada (debate, pesquisa, etc.), basta droppar uma mensagem direta lá no mastodon pra vermos se conseguimos alinhar nossas disponibilidades e agendas! Falou!

Última atualização: 21 de fevereiro de 2024, 23:26h.