FÉ NA PESSOA DO SENHOR JESUS

Parte 04 de 12

AQUI ESTÁ UMA TENDÊNCIA MISERÁVEL entre os homens de deixar o próprio Cristo fora do evangelho. Eles também podem deixar a farinha de trigo fora do pão! Os homens ouvem a explicação do caminho da salvação e consentem com ele como sendo escriturístico, e de todas as maneiras que convém ao seu caso; mas eles se esquecem de que um plano não tem utilidade a menos que seja executado; e que, em matéria de salvação, sua fé pessoal no Senhor Jesus é essencial. Uma estrada para York não me levará até lá, devo percorrê-la sozinho. Toda a sã doutrina que já foi acreditada nunca salvará um homem a menos que ele coloque sua confiança no Senhor Jesus por si mesmo.

O Sr. McDonald perguntou aos habitantes da ilha de St. Kilda como um homem deve ser salvo. Um velho respondeu: “Seremos salvos se nos arrependermos, abandonarmos nossos pecados e nos voltarmos para Deus”. “Sim”, disse uma mulher de meia-idade, “e com um coração sincero também.” “Sim”, juntou-se um terceiro “e com oração”; e acrescentou um quarto: “Deve ser a oração do coração.” “E devemos ser diligentes também”, disse um quinto, “em guardar os mandamentos”. Assim, cada um tendo contribuído com sua parcela, sentindo que um credo muito decente havia sido inventado, todos procuraram a aprovação do pregador; mas eles haviam despertado sua mais profunda piedade: ele tinha que começar do princípio e pregar Cristo a eles. A mente carnal sempre mapeia para si uma maneira pela qual o eu pode trabalhar e se tornar grande; mas o caminho do Senhor é exatamente o oposto. O Senhor Jesus coloca isso de forma muito concisa em Marcos 16:16: “Quem crer e for batizado será salvo.” Acreditar e ser batizado não é uma questão de mérito para se gloriar; isso é tão simples que a vanglória é excluída, e a graça espontânea leva ao triunfo. Este caminho de salvação é escolhido para que possa ser visto apenas pela graça.

Pode ser que o leitor não esteja salvo: qual é a razão? Você acha que o caminho da salvação, conforme estabelecido no texto que citamos, é duvidoso? Você tem medo de não ser salvo se o seguisse? Como pode ser isso, quando Deus prometeu sua própria palavra para sua certeza? Como pode falhar aquilo que Deus prescreve, e sobre o qual ele faz uma promessa? Você acha isso muito fácil? Por que, então, você não cuida disso? Sua facilidade deixa sem desculpa aqueles que a negligenciam. Se você tivesse feito alguma coisa grande, não seja tolo a ponto de negligenciar as pequenas coisas. Acreditar é confiar ou apoiar-se em Cristo Jesus; em outras palavras, abandonar a autossuficiência e confiar no Senhor Jesus. Ser batizado é se submeter à ordenança que nosso Senhor cumpriu no Jordão, à qual os convertidos se submeteram no Pentecostes, à qual o carcereiro rendeu obediência na própria noite de sua conversão. É a confissão externa que deve sempre acompanhar a fé interna. O sinal externo não salva; mas nos mostra nossa morte, sepultamento e ressurreição com Jesus e, como a Ceia do Senhor, não deve ser negligenciado.

O grande ponto é acreditar em Jesus e fazer confissão de fé. Você acredita em Jesus? Então, caro amigo, ignore seus medos; assim você será salvo. Você ainda é um incrédulo? Então lembre-se, há apenas uma porta, e se você não entrar por ela, você deve perecer em seus pecados. A porta está aí; mas a menos que você entre por ela, qual é a utilidade dela para você? É necessário que você obedeça ao mandamento do evangelho. Nada pode salvá-lo se você não ouvir a voz de Jesus, e cumprir sua ordem de fato e de verdade. Pensar e fazer cálculos não atenderá ao propósito; você deve vir para um negócio real; pois somente quando você realmente acredita, você realmente viverá para Deus.

Ouvi falar de um amigo que desejava profundamente ser o meio de conversão de um jovem, e alguém disse a ele: “Você pode ir até ele e falar com ele, mas você não o levará adiante, pois ele é excessivamente bem familiarizado com o plano de salvação. “Foi eminentemente assim; e, portanto, quando nosso amigo começou a falar com o jovem, ele recebeu como resposta: “Estou muito grato a você, mas não sei se você pode me dizer muito, pois há muito que conheço e admiro o plano de salvação pelo sacrifício substitutivo de Cristo. “Ai de mim! ele estava descansando no plano, mas não havia acreditado na Pessoa. O plano de salvação é muitíssimo abençoado, mas de nada pode nos valer, a menos que pessoalmente creiamos no próprio Senhor Jesus Cristo.

Qual é o conforto de uma planta de uma casa se você não entrar na casa? O homem no degrau, à entrada da porta, que está sentado na chuva, não obtém muito conforto dos planos que estão expostos diante dele.

De que adianta um plano de vestimenta se você não tem um trapo para se cobrir? Você nunca ouviu falar do chefe árabe do Cairo, que estava muito doente e foi ao missionário, e o missionário disse que poderia lhe dar uma receita? Ele o fez; e uma semana depois de encontrar, o árabe não melhorou. “Você pegou minha receita?” – O missionário perguntou. “Sim, eu comi cada pedacinho do papel.” – respondeu o árabe. Ele sonhou que se curaria devorando os escritos do médico, que posso chamar de plano do remédio. Deveria ter mandado fazer a receita, e então poderia ter feito bem para ele, se ele tivesse tomado o gole: não adiantaria engolir o papel da receita. Assim é com a salvação: não é o plano de salvação que pode salvar, é a execução desse plano pelo Senhor Jesus em sua morte em nosso favor, e nossa aceitação do mesmo.

Segundo a lei judaica, o ofertante trazia um novilho e impunha as mãos sobre ele: não era um sonho, nem teoria, nem plano. Na vítima para o sacrifício, ele encontrou algo substancial, que podia manusear e tocar: mesmo assim, nós nos apoiamos na autêntica e verdadeira obra de Jesus, a coisa mais substancial sob o céu. Chegamos ao Senhor Jesus pela fé e dizemos: “Deus providenciou uma expiação aqui, e eu a aceito. Eu acredito no fato realizado na cruz; estou confiante de que o pecado foi eliminado por Cristo, e agora posso descansar em Cristo. Se você deseja ser salvo, deve ir além da aceitação de planos e doutrinas para um descanso na pessoa divina e a obra consumada do Senhor Jesus Cristo.

Jesus convida todos os que estão cansados ​​e sobrecarregados a irem a ele, e ele lhes dará descanso. Ele não promete isso para eles meramente sonharem com ele. Eles devem VIR; e eles devem vir a ELE, e não meramente à Igreja, ao batismo, ou à fé ortodoxa, ou a qualquer coisa menos que sua pessoa divina. Quando a serpente de bronze foi levantada no deserto, o povo não devia olhar para Moisés, nem para o Tabernáculo, nem para a coluna de nuvem, mas para a própria serpente de bronze. Olhar não era suficiente a menos que olhassem para o objeto certo: e o objeto certo não era suficiente a menos que olhassem. Não era suficiente para eles saber sobre a serpente de bronze; cada um deveria cuidar (experimentar) por si mesmo.

Quando um homem está doente, ele pode ter um bom conhecimento da medicina e, ainda assim, pode morrer se não tomar o remédio curativo. Devemos receber Jesus; pois “a todos quantos o receberam, a eles deu poder para se tornarem filhos de Deus”. Dê ênfase a duas Palavras: Devemos recebê- lo e, devemos RECEBÊ – LO . Devemos abrir bem a porta e receber a Cristo Jesus; pois “Cristo em você” é “a esperança da glória”. Cristo não deve ser nenhum mito, nenhum sonho, nenhum fantasma para nós, mas um homem real e verdadeiramente Deus; e nossa recepção dele não deve ser uma aceitação forçada e reinante, mas o consentimento sincero e feliz e consentimento da alma de que ele será o tudo em toda a nossa salvação. Não iremos nós imediatamente a ele, e fazer dele nossa única confiança?

A pomba é caçada pelo falcão e não encontra segurança de seu inquieto inimigo. Ela aprendeu que há abrigo para ela na fenda da rocha, e se precipita ali com asas alegres. Uma vez totalmente protegida em seu refúgio, ela não teme nenhuma ave de rapina. Mas se não se escondesse na rocha, seria agarrada por seu adversário. A rocha não teria utilidade para a pomba, se a pomba não entrasse em sua fenda. Todo o corpo deve estar escondido na rocha. O que aconteceria se dez mil outros pássaros encontrassem uma fortaleza lá, mas esse fato não salvasse a única pomba que agora é perseguida pelo falcão! Ela deve se colocar totalmente no abrigo e se enterrar em seu refúgio, ou sua vida será perdida para o destruidor. Que imagem de fé é essa! É entrar em Jesus, esconder-se em suas feridas.

“Rock of Ages, fenda para mim, Deixe-me esconder-me em ti.”

A pomba está fora de vista: só a rocha é vista. Da mesma forma, a alma culpada se lança para o lado dilacerado de Jesus pela fé e é enterrada nele, longe da vista da justiça vingativa. Mas deve haver esta aplicação pessoal a Jesus como abrigo; pois muitos adiam dia após dia, até o dia temido que eles irão “morrer em seus pecados”. Que palavra horrível é essa! É o que nosso Senhor disse aos judeus incrédulos; e ele diz o mesmo para nós nesta hora: “Se vocês não acreditarem que eu sou, vocês morrerão em seus pecados.” O coração de alguém estremece ao pensar que mesmo aquele que ler essas linhas ainda pode pertencer à miserável companhia que assim perecerá. O Senhor o impediu de sua grande graça!

Vi, outro dia, um quadro notável, que usarei como ilustração do caminho da salvação pela fé em Jesus. Um criminoso cometeu um crime pelo qual deveria morrer, mas foi nos tempos antigos, quando as igrejas eram consideradas santuários onde os criminosos podiam se esconder e escapar da morte. Veja o transgressor! Ele corre em direção à igreja, os guardas o perseguem com suas espadas desembainhadas, sedentos por seu sangue! Eles o seguem até a porta da igreja. Ele corre escada acima, e quando eles estão prestes a alcançá-lo, e cortá-lo em pedaços na soleira da igreja, o bispo sai e, segurando a cruz, clama: “Para trás, para trás! Não manche o recinto da casa de Deus com sangue! Afaste-se! “Os soldados ferozes imediatamente respeitam o emblema e se retiram, enquanto o pobre fugitivo se esconde atrás das vestes do Bispo. É assim mesmo com Cristo. O pecador culpado voa imediatamente para Jesus; e embora a Justiça o persiga, Cristo levanta suas mãos feridas e clama à Justiça: “Afaste-se! Eu protejo este pecador; no lugar secreto do meu tabernáculo eu o escondo; não o deixarei morrer, porque ele o coloca sua confiança em mim.

“Pecador, voe para Cristo! Mas você responde: “Eu sou muito vil.” Quanto mais vil você for, mais irá honrá-lo por acreditar que ele é capaz de proteger até você. “Mas eu sou um grande pecador.” Então, mais honra será dada a ele se você tiver fé para confiar nele, por maior que seja o pecado. Se você tiver um pouco de doença e dizer ao seu médico: “Senhor, estou bastante confiante em sua habilidade de curar” não há grande elogio em sua declaração. Qualquer pessoa pode curar uma dor de dedo ou uma doença insignificante. Mas se você está dolorido com uma complicação de doenças que o atormentam gravemente, e você diz: “Senhor, não procuro médico melhor; não pedirei outro conselho senão o seu; confio a mim com alegria a você.” Que honra você conferiu a ele, que você pode confiar sua vida em suas mãos enquanto ela está em perigo extremo e imediato! Faça o mesmo com Cristo; coloque sua alma aos cuidados dele: faça-o deliberadamente e sem dúvida.

Ouse abandonar todas as outras esperanças: arriscar tudo em Jesus; eu digo “arrisque”, embora não haja nada realmente arriscado nisso, pois ele é abundantemente capaz de salvar. Jogue-se simplesmente em Jesus; não deixe nada exceto a fé em sua alma para com Jesus; acredite nele, e confie nele, e você nunca terá vergonha de sua confiança. “Quem crer nele não será confundido” (1 Pedro 2: 6).