Parte 03 de 12

NÃO CONSEGUIMOS MUITAS VEZES ou muito claramente dizer à alma que busca que sua única esperança de salvação está no Senhor Jesus Cristo. Está nele completamente, único e sozinho. Para salvar tanto da culpa quanto do poder do pecado, Jesus é todo-suficiente. Seu nome é Jesus, porque “ele salvará o seu povo dos pecados deles”. “O Filho do homem tem poder na terra para perdoar pecados.” Ele é exaltado nas alturas “para dar arrependimento e remissão de pecados”. Desde a eternidade agradou a Deus conceber um método de salvação que deveria estar totalmente contido em seu Filho unigênito. O Senhor Jesus, para a realização desta salvação, tornou-se homem, e sendo encontrado na forma humana, tornou-se obediente até a morte, e morte de cruz. Se outra forma de libertação tivesse sido possível, o cálice da amargura teria passado dele. É lógico que o querido do céu não teria morrido para nos salvar se pudéssemos ter sido resgatados com menos despesas (ou de outra forma). A graça infinita forneceu o grande sacrifício; amor infinito submetido à morte por nossa causa. Como podemos sonhar que pode haver outro caminho além do que Deus providenciou a tal custo, e estabelecido na Sagrada Escritura de forma tão simples e urgente? Certamente é verdade que “Não há salvação em nenhum outro: pois não há nenhum outro nome debaixo do céu dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos.”

Supor que o Senhor Jesus salvou apenas a metade do homem e que é necessário, agora, algum trabalho ou sentimento próprio para terminar sua obra; é perverso. O que há de nosso que poderia ser adicionado ao seu sangue e justiça? “Todas as nossas justiças são como trapos imundos.” Isso pode ser remendado à custosa estrutura de sua justiça divina? Trapos e linho branco fino! Nossa escória e seu ouro puro! É um insulto ao Salvador sonhar com tal coisa. Já pecamos o suficiente, sem adicionar isso a todas as nossas outras ofensas.

Mesmo se tivéssemos alguma justiça da qual pudéssemos nos orgulhar; se nossas folhas de figueira fossem mais largas do que o normal e não estivessem murchando, seria sensato colocá-las de lado e aceitar aquela justiça que deve ser muito mais agradável a Deus do que qualquer coisa nossa. O Senhor deve ver mais do que é aceitável em seu Filho do que no melhor de nós. O melhor de nós! As palavras parecem satíricas, embora não tenham essa intenção. O que há de melhor em qualquer um de nós? “Não há ninguém que faça o bem; não, nenhum.” Eu, que escrevo estas linhas, confessaria abertamente que não tenho um fio de bondade própria. Eu não poderia inventar nem um trapo, ou um pedaço de trapo. Estou totalmente destituído. Mas se eu tivesse o mais justo naipe de boas obras que até o orgulho pode imaginar, eu o rasgaria para não vestir nada além das vestes da salvação, que são dadas gratuitamente pelo Senhor Jesus, do guarda-roupa celestial de seus próprios méritos.

É muito glorioso para nosso Senhor Jesus Cristo que devemos esperar todas as coisas boas somente dele. Isso é tratá-lo como ele merece ser tratado; pois assim ele é e ao lado dele não há nenhum outro que devemos olhar para ele e sermos salvos. Isso é tratá-lo como ele gosta de ser tratado, pois ele ordena a todos os que trabalham e estão sobrecarregados que venham até ele, e ele lhes dará descanso. Imaginar que ele não pode salvar ao máximo é limitar o Santo de Israel e colocar uma calúnia em seu poder; ou então caluniar o coração amoroso do Amigo dos pecadores e lançar uma dúvida sobre seu amor. Em qualquer dos casos, cometemos um pecado cruel e arbitrário contra os pontos mais ternos de sua honra, que são sua capacidade e disposição de salvar todos os que por meio dele se aproximam de Deus.

A criança, em perigo de incêndio, apenas se agarra ao bombeiro, e confia somente nele. Ela não levanta dúvidas sobre a força de seus membros para carregá-la, ou o zelo de seu coração para resgatá-la; mas ela se apega. O calor é terrível, a fumaça cega, mas ela se agarra; e seu libertador rapidamente a leva para um local seguro. Com a mesma confiança infantil, apegue-se a Jesus, que pode e irá tirá-lo do perigo das chamas do pecado.

A natureza do Senhor Jesus deve inspirar-nos com a mais completa confiança. Como ele é Deus, ele é todo-poderoso para salvar; como ele é homem, está cheio de toda a plenitude para abençoar; como ele é Deus e homem em uma Pessoa Majestosa, ele encontra o homem em sua condição de criatura e Deus em sua santidade. A escada é longa o suficiente para ir desde Jacó prostrado na terra até Jeová reinando no céu. Trazer outra escada seria supor que ele falhou em transpor a distância; e isso seria desonrá-lo gravemente. Se até mesmo acrescentar algo às suas palavras é lançar uma maldição sobre nós mesmos, o que deve ser fingir acrescentar algo a si mesmo? Lembre-se de que ele mesmo é o Caminho; e supor que devemos, de alguma maneira, adicionar algo ao caminho divino, é ser arrogante o suficiente para pensar em adicionar algo a ele. Fora com essa noção! Odeie isso como se fosse uma blasfêmia; pois em essência é a pior das blasfêmias contra o Senhor do amor.

Vir a Jesus com um dinheiro (ou favor) em nossas mãos seria um orgulho insuportável, mesmo se tivéssemos qualquer preço que pudéssemos pagar. O que ele precisa de nós? O que poderíamos trazer se ele precisasse? Ele venderia as bênçãos inestimáveis ​​de sua redenção? Aquilo que ele produziu no sangue de seu coração, ele trocaria conosco por nossas lágrimas e votos, ou por observâncias cerimoniais, sentimentos e obras? Ele não está reduzido a fazer um mercado de si mesmo: ele dará livremente, como requer seu amor real; mas aquele que lhe oferece um preço não sabe com quem está lidando, nem quão gravemente ofende seu Espírito livre. Os pecadores de mãos vazias podem ter o que quiserem. Tudo o que eles precisam está em Jesus, e ele o dá quando pede; mas devemos acreditar que ele é tudo em todos, e não devemos ousar dizer uma palavra sobre completar o que ele terminou, ou nos ajustar (tornar merecedores) para o que ele nos dá (gratuitamente) como pecadores indignos.

A razão pela qual podemos esperar o perdão dos pecados e a vida eterna, pela fé no Senhor Jesus, é que Deus assim o designou. Ele se comprometeu no evangelho a salvar todos os que realmente confiam no Senhor Jesus, e ele nunca fugirá de sua promessa. Ele está tão satisfeito com seu Filho unigênito, que tem prazer em todos os que se apegam a ele como sua única esperança. O próprio grande Deus se apoderou daquele que se apoderou de seu Filho. Ele opera a salvação para todos os que buscam essa salvação pelo Redentor que foi morto. Para honra de seu Filho, não permitirá que o homem que nele confia se envergonhe. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna”; pois o Deus eterno o tomou para si e deu-lhe para ser um participante de sua vida. Se apenas Jesus for a sua confiança, você não precisa ter medo, pois você será efetivamente salvo, tanto agora como no dia da sua segunda vinda.

Quando um homem faz confidências, há um ponto de união entre ele e Deus, e essa união garante a bênção. A fé nos salva porque nos torna apegados a Cristo Jesus, e ele é um com Deus, e assim nos coloca em conexão com Deus. Disseram-me que, anos atrás, acima das Cataratas do Niágara, um barco virou-se e dois homens estavam sendo levados pela corrente, quando pessoas na costa conseguiram estender uma corda até eles, corda essa que foi agarrada pelos dois. Um deles agarrou-se a ela e foi puxado em segurança para a margem; mas o outro, vendo um grande tronco passar flutuando, imprudentemente largou a corda e agarrou-se ao grande pedaço de madeira, pois era o maior dos dois e aparentemente melhor para se agarrar. Ai de mim! a madeira, com o homem nela, passou direto pelo vasto abismo, porque não havia união entre a madeira e a costa. O tamanho do tronco não beneficiou quem o agarrou; precisava de uma conexão com a costa para produzir segurança. Assim, quando um homem confia em suas obras, ou em suas orações, ou esmolas, ou nos sacramentos, ou em qualquer coisa desse tipo, ele não será salvo, porque não há junção entre ele e Deus por meio de Cristo Jesus; mas a fé, embora possa parecer uma corda fina, está nas mãos do grande Deus na margem; o poder infinito puxa a linha de conexão e, assim, tira o homem da destruição. Oh, bem-aventurada fé, porque nos une a Deus pelo Salvador, a quem ele designou, Jesus Cristo! Ó leitor, não há bom senso neste assunto? Pense bem, e que em breve haja uma banda de união entre você e Deus, por meio da sua fé em Cristo Jesus!