bença

pra quem é de fora do nordeste, parece ser um pouco difícil entender o conceito de pedir a bença.

a mecânica é bem simples: você pede bença

  1. a ancestrais (pai, mãe, avós, tios, etc.)
  2. ao encontrar e se despedir

e depois eles falam alguma frase pra te desejar bênção

mas mesmo quem conhece como funciona pedir bença às vezes parece achar um costume puramente religioso e antiquado que nem ir pra missa domingo

eu sou 100% ateu chato, deus não existe, espírito não existe, sobrenatural não existe e ainda assim eu dou um valor muito grande a pedir bença a meus parentes, principalmente os mais velhos e eu vou explicar por quê

bença é cuidado

quando eu chego pra visitar meus avós já bastante idosos e que me deram muito carinho por toda a minha vida e peço a bença a eles, eles me dão abraço, beijo, perguntam como tão as coisas, sorriem, ficam felizes quando eu falo que eu tô na correria mas que tá tudo bem. pedir bença é mostrar que eu aprecio o amor e o cuidado que vem deles e dar a bênção significa que eles não só desejam que minha vida seja abençoada como pedem a deus que garanta isso

“deus te abençoe”

“deus te faça feliz”

“deus te dê juízo”

é um reconhecimento mútuo do cuidado que o ancestral tem com seus descendentes

bença é laço

pedir e dar a bença significa que, independente de qualquer coisa, nossa relação tem um laço particular que outras relações não têm. não que outras relações sejam piores ou melhores, cada relação tem o seu papel em nossas vidas. mas o laço de um ancestral com o descendente é uma relação de respeito por um lado e de responsabilidade por outro

nenhum relacionamento é perfeito e a família pode ser (e infelizmente é muitas vezes) fonte de muitas feridas e traumas. mas, quando os ancestrais reconhecem sua responsabilidade no cuidado dos descendentes, eles vão se esforçar para cuidar e tentar acolher, por mais que cometam erros nesse processo. a bença simboliza e reforça diariamente esse laço de responsabilidade e respeito.

bença é identidade e cultura

infelizmente, eu sinto que a tradição de bença vai acabar se enfraquecendo e morrendo uma hora. a nova geração de minha família não está me pedindo mais a bença e, sinceramente, eu mesmo até estranho quando ocasionalmente acontece de uma sobrinha vir me pedir a bença. o mesmo vale pra outras pessoas da minha geração ao meu redor

mas eu nunca vou deixar de pedir a bença a meu pai, meus avós ou minhas tias, porque isso é parte de minha cultura como nordestino. não num sentido chauvinista, mas num sentido de minha identidade cultural, como pertencedor do lugar. a bença é um elemento precioso de minha cultura e eu vou sempre tentar mantê-lo vivo enquanto ainda fizer sentido

e faz