TEXTO INCOMPLETO: Como eu me decido sobre o que eu quero fazer?

(Texto incompleto de 27 de junho de 2020. tl;dr eu provavelmente tenho TDAH)


Tem um monte de coisas que eu quero fazer e aprender. Tem o doutorado. Tem meus textos, que eu quero começar a publicar, mas nunca consigo terminar. Tem a formação política. Tem a nova língua que eu quero aprender.

Parando pra pensar, parece até uma situação simples: você tem um número enorme de interesses e tempo insuficiente para seguir todos esses interesses ao mesmo tempo. A solução é igualmente simples: escolha os interesses mais interessantes pessoalmente e invista tempo nele.

Mas... é difícil decidir onde eu quero investir meu tempo. E é difícil porque: 1) minhas preferências flutuam ao longo do tempo 2) eu tenho “surtos” de interesse em alguma coisa 3) algumas coisas me atraem de maneira diferente, mas não comparável.

As preferências flutuam porque... não sei dizer direito por quê. Às vezes eu enjoo de uma iniciativa que eu tomei e tô investindo tempo há algum tempo. Ou, depois de muito tempo colocando tempo e esforço, eu não consegui muito resultado — e aí eu me frustro e largo de mão. Às vezes, as duas coisas. Como programador, eu sei que, para avançar numa tarefa complexa ou resolver um problema, temos que perdurar muita frustração antes de conseguirmos o resultado que queremos. Mas, como programador, eu amo programar, o que torna essas frustrações muito mais palatáveis: quando eu dou de cara numa parede programando, eu sinto um misto de frustração, mas, ao mesmo tempo, eu vejo um desafio posto da minha frente e fico empolgado, antecipando a solução. Além disso, como um programador experiente, eu tenho confiança o suficiente em minhas habilidades para saber que eu sou capaz de resolver o problema se eu suportar a frustração durante a solução do quebra-cabeça.

Isso não acontece quando eu quero me enfiar em algo que é completamente desconhecido para mim.